wblockchain2019O trabalho "Provendo uma Infraestrutura de Software Fatiada, Isolada e Segura de Funções Virtuais através da Tecnologia de Corrente de Blocos", desenvolvido por Gabriel Antonio F. Rebello, Gustavo F. Camilo, Leonardo G. C. Silva, Lucas C. B. Guimarães, Lucas A. C. Souza, Igor D. Alvarenga e Otto Carlos M. B. Duarte foi selecionado como o melhor artigo do II Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações (WBlockchain'2019) do XXXVII Simpóio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC'2019). Este é o segundo ano consecutivo que a equipe liderada pelo prof. Otto recebe o prêmio, a exemplo do evento realizado em 2018. O trabalho é uma arquitetura baseada em correntes de blocos (blockchain) para prover segurança a redes virtualizadas e ao fatiamento da rede, garantindo a auditabilidade, o não repúdio e a integridade das operações de orquestração. O sucesso do trabalho é fruto da pesquisa realizada pela equipe do Prof. Otto Carlos, do Grupo de Teleinformática e Automação (GTA/UFRJ).

Para mais informações sobre o trabalho, incluindo o artigo completo e publicações relacionadas, acesse https://www.gta.ufrj.br/publicacoes.     

ISIE1 minA aluna de Doutorado Laís Ferreira Crispino Proença, do Laboratório de Eletrônica de Potência (ELEPOT), do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE, orientada pelo professor Luís Guilherme Barbosa Rolim, ganha prêmio de melhor trabalho apresentado em sessão do Simpósio Internacional ISIE (International Symposium on Industrial Electronics).

 

O Simpósio aconteceu na cidade de Vancouver, Canadá, nos dias 12 a 14 de Junho de 2019. Nele a aluna apresentou o seu trabalho denominado “New Topology of Modular Multilevel Cascade Converter with Model Predictive Control”, na sessão SS10 PVW3 - Advanced Multilevel Converters with DC Capacitors: Topology, Modulation, Voltage Balancing, and Control Strategies, Part I.

richard stephanO Programa de Engenharia Elétrica gostaria de parabenizar o Professor Richard Madalena Stephan, novo membro da Academia Nacional de Engenharia (https://anebrasil.org.br/noticias/academia-elege-novos-membro-titulares/).
 
A Academia Nacional de Engenharia tem como uma de suas importantes funções a preservação da memória da engenharia nacional e,  através da eleição para seu quadro de Membros Titulares, homenagear e reconhecer grandes talentos da profissão, destacando-os como exemplo e fonte de inspiração para as futuras gerações.
Prezado Professor Richard,  nossos Parabéns por este merecido reconhecimento!!

Resultado de imagem para julio cesar boscher torresO projeto “Audibilização de Áreas Urbanas” do prof. Julio Cesar Boscher Torres foi o único da UFRJ, entre os 30 projetos aprovados para todas as instituições públicas e privadas do país, a ser contemplado pela Capes por meio do programa PROBRAL. O projeto contará com a parceria da universidade alemã Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule Aachen (RWTH) e a colaboração do Instituto de Acústica Técnica (dirigido pelo Prof. Michael Vorländer) no desenvolvimento de pesquisas utilizando ferramentas de Realidade Virtual Acústica sobre ruído urbano nas cidades. O projeto será executado em 2019 e 2020 e poderá ser renovado por mais dois anos.

PROBRAL é um programa que resulta da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e que apoia o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material de consumo para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado
sanduíche e pós-doutorado na Alemanha.

A pesquisa será relevante para contribuir com a sociedade na pesquisa sobre o ruído urbano, que afeta o conforto e bem-estar pessoal e é considerado pela OMS como um problema de saúde pública. Embora a avaliação do impacto do ruído na sociedade seja comumente uma tarefa complexa, que envolve aspectos técnicos e psicoacústicos, o projeto visa a colaboração entre os conhecimentos das equipes brasileiras e alemãs para o melhor desenvolvimento de soluções sobre esse tema até então pouco explorado.

Além do professor Julio Torres, chefe do Depto. de Expressão Gráfica, participam do projeto os professores Mariane R. Petraglia, José Gabriel Carneiro Gomes e Fernando Augusto N. Castro Pinto. O projeto tem por característica o desenvolvimento conjunto de metodologias e ferramentas computacionais capazes de simular o som em ambientes urbanos, considerando as características de propagação do som e de emissão das fontes sonoras, de
forma que o ouvinte seja capaz de perceber as características sonoras espaciais.

A equipe alemã desenvolverá ferramentas de audibilização em tempo real, voltadas para ambientes urbanos, enquanto a equipe brasileira desenvolverá sistemas e dispositivos para aquisição de dados que caracterizem as fontes sonoras urbanas em movimento. Além disso, serão desenvolvidas ferramentas de Realidade Virtual Acústica para facilitar a comunicação entre técnicos e agentes da sociedade, de forma que seja possível a visualização dos mapas de ruído e apresentação de sons realistas obtidos de simulações.

Subcategorias


Topo