Resultado de imagem para julio cesar boscher torresO projeto “Audibilização de Áreas Urbanas” do prof. Julio Cesar Boscher Torres foi o único da UFRJ, entre os 30 projetos aprovados para todas as instituições públicas e privadas do país, a ser contemplado pela Capes por meio do programa PROBRAL. O projeto contará com a parceria da universidade alemã Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule Aachen (RWTH) e a colaboração do Instituto de Acústica Técnica (dirigido pelo Prof. Michael Vorländer) no desenvolvimento de pesquisas utilizando ferramentas de Realidade Virtual Acústica sobre ruído urbano nas cidades. O projeto será executado em 2019 e 2020 e poderá ser renovado por mais dois anos.

PROBRAL é um programa que resulta da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e que apoia o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material de consumo para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado
sanduíche e pós-doutorado na Alemanha.

A pesquisa será relevante para contribuir com a sociedade na pesquisa sobre o ruído urbano, que afeta o conforto e bem-estar pessoal e é considerado pela OMS como um problema de saúde pública. Embora a avaliação do impacto do ruído na sociedade seja comumente uma tarefa complexa, que envolve aspectos técnicos e psicoacústicos, o projeto visa a colaboração entre os conhecimentos das equipes brasileiras e alemãs para o melhor desenvolvimento de soluções sobre esse tema até então pouco explorado.

Além do professor Julio Torres, chefe do Depto. de Expressão Gráfica, participam do projeto os professores Mariane R. Petraglia, José Gabriel Carneiro Gomes e Fernando Augusto N. Castro Pinto. O projeto tem por característica o desenvolvimento conjunto de metodologias e ferramentas computacionais capazes de simular o som em ambientes urbanos, considerando as características de propagação do som e de emissão das fontes sonoras, de
forma que o ouvinte seja capaz de perceber as características sonoras espaciais.

A equipe alemã desenvolverá ferramentas de audibilização em tempo real, voltadas para ambientes urbanos, enquanto a equipe brasileira desenvolverá sistemas e dispositivos para aquisição de dados que caracterizem as fontes sonoras urbanas em movimento. Além disso, serão desenvolvidas ferramentas de Realidade Virtual Acústica para facilitar a comunicação entre técnicos e agentes da sociedade, de forma que seja possível a visualização dos mapas de ruído e apresentação de sons realistas obtidos de simulações.

A Coppe/UFRJ promove, dia 11 de março, segunda-feira, a partir das 10 horas, a cerimônia de recepção a 700 novos alunos. O evento de boas-vindas será conduzido pelo diretor da Coppe, Edson Watanabe, e pela diretora de Assuntos Acadêmicos, Cláudia Werner, no auditório do Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária.

A Coppe já formou 16.897 mestres e doutores e, atualmente, 2.410 alunos cursam os 13 programas da instituição.

 

Saiba mais no Planeta Coppe Notícias.

Resultado de imagem para miguel elias mitre campistaO professor Miguel Elias Mitre Campista, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, será empossado como cientista afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no dia 14 de setembro, às 9 horas, na sede da entidade. Quarto docente da Coppe a tomar posse como cientista afiliado, o professor ocupará a função durante o período 2018-2022. No evento, será realizado um simpósio científico, no qual o professor Miguel Elias apresentará seu estudo “A Internet das Coisas e suas Aplicações Práticas”, desenvolvido na área de Ciências da Engenharia. O vento será realizado na Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar – Centro.  

O reitor da UFRJ, Roberto Leher, participará da sessão de abertura do simpósio. O evento é gratuito, mas os interessados precisam preencher uma ficha de inscrição no link: http://www.abc.org.br/evento/diplomacaorj2018/. A ABC fornecerá certificado de participação aos presentes.

Saiba mais no Planeta Coppe Notícias.

Subcategorias


Topo