O Programa de Engenharia Elétrica possui diversos laboratórios, que combinam materiais e equipamentos básicos e avançados de bancada, de acordo com sua área de atuação: Eletrônica de Potência (ELEPOT), Teleinformática e Automação (GTA), Corona e Descargas Parciais (CORONA), Sistemas de Potência (LASPOT), Sistemas de Controle (LABCON), Processamento de Sinais (LPS), Instrumentação e Fotônica (LIF), Processamento Analógico e Digital de Sinais (PADS), Projeto de Circuitos Integrados (LPC), Computação de Alto Desempenho (NACAD), Aplicações de Supercondutores (LASUP), Eletrônica de Potência e Média Tensão (LEMT), Controle e Automação, Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento (LEAD), Controle e Automação (LCA), Sinais, Multimídia e Telecomunicações (SMT). Todos os laboratórios do Programa possuem grande capacidade computacional instalada e infraestrutura de acesso fixo e móvel à Internet, além de clusters computacionais específicos para pesquisa.

O Programa compartilha ainda com a Escola Politécnica da UFRJ laboratórios de Alta Tensão, Máquinas Elétricas, Máquinas Especiais, Sistemas de Potência, Controle e Automação e Fontes Alternativas de Energia. A manutenção da infraestrutura dos laboratórios se beneficia de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com indústrias, realizados através das Fundações COPPETEC e José Bonifácio, além de editais temáticos de agências federais e estaduais como CAPES, CNPq e FAPERJ.

As áreas comuns do Programa (secretaria, auditório, salas de estudo, salas de aula e vizinhanças) estão todas integradas em rede certificada (rede PEE). O auditório possui um sistema inteligente de videoconferência Polycom VSX 7000, com câmara de vídeo, áudio estéreo surround, microfone de captação de áudio ambiente, transmissão de conteúdo didático e sistema de gerenciamento de conexões com suporte a vídeo nos padrões H.264, H.323, SIP e AES (encriptação de dados). Há ainda um projetor Hitachi CP-RX80, disposto de modo que o professor veja a imagem dos alunos como uma extensão do auditório na tela localizada no fundo da sala. O sistema permite que professores, alunos e funcionários assistam a eventos transmitidos por videoconferência, ou que façam reuniões com a participação remota de colegas. O auditório conta ainda com o auxílio de um MIMIO Interactive Whiteboard system, modelo DMA-02, que é um sistema interativo destinado a auxiliar na transmissão do conteúdo didático, tornando mais dinâmicas as transmissões de aulas ou palestras.
Além do auditório multimídia, o Programa conta com quatro salas de aula de uso exclusivo da pós-graduação, todas climatizadas e equipadas com quadro branco, retroprojetor, data-show, computadores ligados à Internet, pontos de rede e infraestrutura de rede sem-fio. Complementando os recursos disponibilizados aos alunos pelos seus laboratórios, o Programa tem uma sala de estudos climatizada, com capacidade para 50 alunos, equipada com infraestrutura de rede sem-fio.

Os pesquisadores do Programa contam ainda com a Oficina Mecânica que é capaz de executar serviços mecânicos necessários ao desenvolvimento de projetos e teses.

    Topo