Teve início na última quarta-feira, 16 de março, a décima sétima edição do Desafio Solar Brasil (DSB), competição de barcos movidos a energia solar, que reúne estudantes, técnicos e professores com equipes de diversos estados brasileiros. O DSB é uma atividade de extensão da UFRJ, coordenada pelo professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ e decano do Centro de Tecnologia (CT), Walter Suemitsu. Este ano, quatorze embarcações participam da competição disputada em São Francisco, Niterói.

O desafio conta com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria do Clima, e tem como objetivos promover o desenvolvimento de tecnologia; formar jovens, estudantes de ciências e tecnologias no uso de fontes alternativas energia; popularizar a cultura marítima e as fontes alternativas de energia; promover o intercâmbio entre estudantes e pesquisadores. A competição termina na terça-feira, 22, Dia Mundial da Água.

As provas e eventos culturais são realizados na Praça do Rádio Amador. Saiba mais: https://desafiosolar.com.br/bsb-2022-niteroi/.


Topo