D I S C I P L I N A S

Calendário Acadêmico 2014

Intranet da UFRJ (SIGA)

Instruções para a inscrição em disciplinas (utilizando o SIGA)

A seguir são fornecidas as ementas de todas as disciplinas ministradas por Maurício Aredes.

COE701
Seminário em Eletrônica de Potência

Disciplina abordando tópicos diversos no assunto.

COE715
Eletrônica de Potência I

Dispositivos semicondutores de potência. Retificadores: fator de potência na entrada: harmônicos na corrente de entrada. Retificadores com modulação especial. Conversores tipo CC CC. Inversores de tensão; Modulação PWM; Controle de Corrente.

COE793
Simulação de Conversores Estáticos de Potência

Introdução aos programas de simulação EMTP/ATP, PSCAD/ EMTDC, Matlab/Simulink, PSPICE, e Saber. Apresentação de técnicas de modelagem e simulação de conversores estáticos de potência incluindo conversores a tiristor, a GTO ou a IGBT com modulação PWM, controle adaptativo e vetorial de corrente. Exemplos de aplicações: "motor drives", sistemas HVDC, filtros ativos e equipamentos FACTS.

COE815
Tópicos Especiais em Eletrônica de Potência I

Tecnologia para conexão de sistemas assíncronos: Conexao "Back-to-back" a tiristor; conexão "back-to-back" de VSC (Conversores de tensão); VFT - Variable Frequency Transformer; Modelos básicos de regime permanente; Comparação de faixas operativas e dimensionamento relativo dos equipamentos.

COE899
Tópicos Especiais em Eletrônica de Potência II

Aplicações de Eletrônica de Potência em Sistemas de Potência. Controle de Sistemas de Potência através de equipamentos de Eletrônica de Potência: regulação de tensão, compensação de reativos, filtragem ativa e controle do fluxo de potência através de compensadores série, shunt, e série/shunt combinados. Análise e projeto de controladores aplicados aos equipamentos FACTS (STATCOM, UPFC, etc.) e ao Compensador Universal (UPLC). Tópicos especiais em técnicas de modelagem e simulação de equipamentos de Eletrônica de Potência aplicados a Sistemas de Potência.