O professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, Djalma Falcão, recebeu o diploma como Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE), no dia, 24 de novembro de 2016. A cerimônia aconteceu, às 19 horas, no Auditório do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, localizado na Praça Barão de Ladário s/n, edifício 11 - Centro - Rio de Janeiro / RJ.


Na Coppe, 14 docentes são membros da ANE: Edson Watanabe, Eugenius Kaszkurewicz, José Carlos Pinto, Mauricio Tolmasquim, Liu Hsu, Luiz Bevilacqua, Luiz Pereira Caloba, Martin Schmal, Nelson Maculan Filho, Paulo Sergio Ramirez Diniz, Renato Cotta, Sandoval Carneiro Júnior, Segen Estefen, Walter Mannheimer. Outros docentes da Coppe, já falecidos, também fizeram parte da ANE, entre eles os professores Dirceu Velloso, Fernando Lobo Carneiro, Giulio Massarani e Cirus M. Hackenberg.


A ANE é uma associação sem fins lucrativos, sediada no Rio de Janeiro, que tem como missão preservar a memória da Engenharia nacional e homenagear grandes talentos da profissão. Também presta assessoria independente a governos, sociedade e indústria, em relação às grandes e complexas questões da Engenharia, Ciência e Tecnologia.


Sobre o professor


Djalma M. Falcão é M.Sc. pela Coppe (1973) e Ph.D. pela Universidade de Manchester, Reino Unido(1981).  Desde 1974 é professor do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ, onde atualmente é Professor Titular. Até o momento, orientou 34 teses de doutorado e 52 dissertações de mestrado, publicou cerca de 200 artigos técnicos, e coordenou e participou de vários projetos com empresas do setor elétrico brasileiro.


Atuou como pesquisador visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA (1991 a 1993) e Assistente da Presidência da Eletrobrás (2003 a 2004), junto à Diretoria do Cepel. Em 1971 recebeu os títulos de Engenheiro Eletricista pela UFPR e em2004 foi elevado à categoria de Fellow do IEEE.


Mais informações sobre a Academia Nacional de Engenharia podem ser obtidas no site da instituição

 

 

Topo