Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Análise da Operação do Conversor Fonte de Tensão (VSC) em "Back-To-Back" para Microrredes

Carolina Moreira Borges

Setembro/2010

Orientador:  Edson Hirokazu Watanabe

Programa: Engenharia Elétrica

      Neste trabalho é analisada a conexão de uma microrrede à rede principal por meio de um conversor fonte de tensão em conexão "back-to-back". Ambas as redes são representadas por um equivalente de Thévenin. Em função desta simplificação adotada, a operação do sistema é feita usando o conversor do lado da rede para controlar a tensão no elo CC e o conversor do lado da microrrede para controlar a corrente injetada nesta.
      As simulações de operação em regime permanente mostram as características deste tipo de conexão, tendo-se destacado vantagens nos aspectos de controle de potência ativa, reativa e tensão, como também o controle bidirecional de potência entre as duas redes. O filtro CA projetado mostrou-se fundamental na atenuação de harmônicos.
      Foram feitas simulações de transitórios para estudos das perturbações as quais este tipo de sistema é normalmente submetido (desequilíbrio de carga na microrrede e curto-circuito) e mostrou-se que o conversor VSC conectado em "back-to-back" garante certa isolação entre os sistemas para estas perturbações. As análises correspondentes detalham estas questões.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma