O diretor da Coppe/UFRJ, professor Edson Watanabe, recebeu em 22 de fevereiro de 2017, o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Consulado-Geral do Japão. O professor recebeu a condecoração junto com Joel Conceição Bressa da Cunha, da Sociedade Brasileira de Pediatria, pela contribuição ao desenvolvimento da relação nipo-brasileira, sobretudo no intercâmbio de bolsistas enviados ao Japão. Watanabe e Joel são os primeiros ex-bolsistas contemplados com a homenagem.

Nissei, o professor Watanabe cursou seu doutorado em Engenharia Elétrica pelo Tokyo Institute of Technology, concluído em 1981, mesmo ano em que ingressou na Coppe. O cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto destacou, por meio da Assessoria Cultural do Consulado, que o engajamento e a solicitude do professor contribuíram para um aumento no interesse de alunos da UFRJ pelo intercâmbio nas universidades japonesas.

"Sua pesquisa, estudo e carreira acadêmica reconhecida internacionalmente, elevou a reputação dos bolsistas do Rio de Janeiro. Sua ligação com o Japão sempre foi muito forte e ficamos orgulhosos de poder contar com sua experiência técnica e também com sua consideração a todos os bolsistas selecionados para viagem ao Japão. Seu trabalho de bastidores é admirável. Ele dá apoio moral fundamental para que o candidato se sinta confortável,especialmente nesse momento em que deixa sua casa no Brasil para esta experiência enriquecedora no Japão. Participou durante anos na seleção de Bolsa de Pesquisa, com imparcialidade e seriedade, contribuindo para a escolha de excelentes futuros bolsistas", reconheceu Yamamoto.

A cerimônia se realizou na residência do cônsul, e contou com a presença de sete novos bolsistas selecionados para estudarem no Japão, um deles, Guilherme Cavalcante Rubio, aluno de mestrado em Engenharia Elétrica na Coppe.