O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, assinou na última quinta-feira, 3 de março, em Meyrin, na fronteira franco-suíça, o termo de adesão do Brasil como membro associado ao Cern, o mais importante laboratório de física de partículas do mundo. A adesão do país fora aceita, por unanimidade, pelo conselho do Cern, em setembro do ano passado.

O Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) conta com 23 estados membros plenos, nove países associados e três países com status de observadores, contando com a participação de milhares de cientistas de mais de uma centena de nacionalidades.  O Brasil passa a ser o único país das Américas e do hemisfério sul a ser membro da organização.

O professor José Manoel Seixas, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, é o coordenador da equipe brasileira que participa da colaboração internacional que desenvolve e opera o Atlas, o maior experimento de detecção de partículas em funcionamento no planeta, que serve ao LHC (Large Hadron Collider), o colisionador de partículas do Cern, que ocupa um túnel de 27 km de extensão, na fronteira entre a Suíça e a França.

A Coppe e o Cern  são parceiros há 33 anos. 

Saiba mais em https://www.coppe.ufrj.br/pt-br/planeta-coppe-noticias/noticias/sistemas-desenvolvidos-por-pesquisadores-da-coppe-sao-adotados-pelo

    Topo